Concurso de Fotografia

Regulamento

A comissão organizadora do IV Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas, evento a ser realizado entre os dias 2 a 5 de dezembro de 2018, em Brasília, Distrito Federal, convida os inscritos no congresso para participar do 1º Concurso de Fotografia de Áreas Úmidas.

1. Objetivo

Promover concurso de fotografia entre os participantes do congresso como forma de valorizar e divulgar as Áreas Úmidas.

2. Fotografias

As Imagens criadas por meio de exposição luminosa, utilizando tecnologia digital ou analógica, deverão ser inéditas e retratar áreas úmidas brasileiras.

3. Formato e Tamanho

As fotografias deverão ser submetidas em formato .JPG ou .PNG com tamanho de até três (3) megabytes cada.

4. Manipulação Digital

São aceitáveis a otimização de cor e contraste, que mantenham cores naturais, de enquadramento (cropping) que mantenham as proporções. O uso excessivo poderá acarretar na desclassificação da fotografia.

5. Autoria e Elegibilidade

O autor deverá estar inscrito no Congresso para submissão da fotografia, quando assume a responsabilidade pela autoria, e por eventuais sanções relativas ao direito autoral.

6. Categorias

a) Animais em Áreas Úmidas

b) Plantas em Áreas Úmidas

c) Paisagens em Áreas Úmidas

7. Submissão

A submissão deverá ser feita virtualmente e limitada a duas (2) fotografias por autor para cada categoria (Item 6).

8. Exposição

a) As melhores fotografias de cada categoria serão selecionadas preliminarmente pela comissão para participar de exposição durante o congresso.

b) Os autores das fotografias serão notificados por e-mail.

9. Comissão Avaliadora

A comissão será composta por avaliadores selecionados pela comissão organizadora que ranqueará as três melhores fotografias, uma de cada categoria.

10. Premiação

A organização do congresso oferecerá aos três classificados, um de cada categoria, e ao vencedor escolhido por voto popular prêmio e certificado com o nome do autor, categoria e premiação, juntamente com a publicação da fotografia no site e redes sociais do Congresso e das Instituições participantes. A entrega dos prêmios e certificados será realizada na sessão de encerramento do congresso.

11. Cronograma

a) Submissão da(s) fotografia(s) - Até 10/11/2018

b) Definição das fotografias de cada categoria - Até 15/11/2018

c) Exposição e Avaliação - 02/12/2018 a 05/12/2018

d) Resultado do concurso e premiação - 05/12/2018

12. Disposições gerais

a) Fotografias fora do formato estipulado, manipuladas eletronicamente por técnicas abusivas ou com baixa resolução serão desclassificadas a qualquer tempo.

b) A submissão de fotografias a este concurso implica na aceitação das condições e das decisões da Comissão Avaliadora.

c) Os autores poderão retirar suas fotos após o encerramento do concurso.

d) Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.


Brasília, 23 de Agosto de 2018.

Comissão Avaliadora - Concurso de Fotografia do IV Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas

Comissão Avaliadora do Concurso

Cristian Dimitrius

Cinegrafista, fotógrafo e apresentador de televisão especializado em vida selvagem e história natural. Tem créditos em produções feitas para vários canais do planeta, incluindo a BBC, National Geographic, Discovery Channel, TV Globo, History Channel e Animal Planet.

Feliphe Freitas

Biólogo, tem experiência na área de zoologia, ecologia e educação ambiental. Fotografa vida silvestre, com produção de material para educação ambiental. Participou de vários concursos de fotografias em eventos científicos, sendo vencedor em alguns deles.

Leonardo Merçon

Fotógrafo de natureza e conservação, fundador do Instituto Últimos Refúgios, que busca a sensibilização ambiental através da cultura, em especial, fotografias e vídeos. Tem livros, documentários, além de matérias na BBC, National Geographic Brasil e Google.